Bibliografia anotada – Personal Learning Environments

Ítem 01
LÉVY, Pierre. (2003). Cibercultura. São Paulo: Editora 34.  Disponível em: <http://books.google.com.br/books?id=7L29Np0d2YcC&lpg=PP1&dq=inauthor%3A%22PIERRE%20LEVY%22&hl=pt-BR&pg=PP1#v=onepage&q&f=false&gt;

Neste livro o filósofo francês Pierre Lévy nos leva a observar a sociedade como inserida em uma nova cultura, chamada por ele de cibercultura, repleta de referências do mundo tecnológico em que estamos e uma observação que me chamou atenção é quando, em seu primeiro capítulo, fala sobre um grande dilúvio no qual estamos inseridos, neste dilúvio ao invés de água, estamos imersos em informações, de todos os lugares e de todas as formas e, o que nos diferencia uns dos outros é o que nós fazemos com essas informações, que filtro nós trabalhamos para essas informações. Para mim, o estudante em E-learning deve aprender a treinar o seu olhar para as informações que realmente são importantes e não somente juntar todas em um mesmo repositório sem qualquer filtro ou  observação mais aprofundada.

 

Ítem 02

FILATRO, Andréa. (2004) Design Instrucional Contextualizado. Rio de Janeiro: Editora Senac São Paulo. Disponível em <http://books.google.com.br/books?id=S60508PlbJUC&lpg=PA29&ots=7nyPiAekXr&dq=papel%20do%20estudante%20andrea%20filatro&hl=pt-BR&pg=PA29#v=onepage&q=papel%20do%20estudante%20andrea%20filatro&f=false&gt;

A doutora em Educação brasileira Andréa Filatro fala em seu livro que o papel do estudante e o papel do professor estão passando por ressignificações à medida em que as redes informacionais e de computadores estão ocupando um espaço maios no processo de ensino e aprendizagem tradicionais. Os conceitos de hipertextualidade e virtualidades estão cada vez mais presentes com a inserção de sons, imagens e informações complementares em sala de aula. Isso faz parte do repertório do estudante e ignorar é um grande erro.

Anúncios
Etiquetado

Um pensamento sobre “Bibliografia anotada – Personal Learning Environments

  1. […] Ítem 01LÉVY, Pierre. (2003). Cibercultura. São Paulo: Editora 34. FILATRO, Andréa. (2004) Design Instrucional Contextualizado. Rio de Janeiro: Editora Senac São Paulo.  […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: